segunda-feira, 31 de julho de 2017

Gêmeos siameses: As gafes e repetições de Temer e Dilma


Da Folha:
Denunciado, Temer reedita discurso de Dilma Rousseff
Gustavo Uribe/Brasília
“A denúncia contra mim não passa de uma fraude.” 
Dita em abril no ano passado por Dilma Rousseff, a frase ecoa hoje no Palácio do Planalto, onde Michel Temer tem reeditado o discurso de sua antecessora com a ameaça de ser afastado do cargo.
Como ela, diz considerar a situação uma injustiça e afirma que não renunciará. 
Sob pressão, também tem escorregado em gafes, como ter chamado os russos de “soviéticos”.
Veja algumas dessas repetições e gafes, levantadas pela Folha.
*
DIGA AO POVO QUE FICO
MICHEL TEMER
“Não renunciarei, repito, não renunciarei. Sei o que fiz e sei da correção dos meus atos.”
18.mai.17, em declaração à imprensa
DILMA ROUSSEFF
“Jamais passou a renúncia pela minha cabeça. A renúncia passa pela cabeça deles, não pela minha”
10.mai.16, na cerimônia de abertura da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
*
RETROCEDER NUNCA, RENDER-SE JAMAIS
MICHEL TEMER
“É claro que há um problema sério no país, vocês sabem disso. Há questões as mais variadas, que muitas vezes visam a desprestigiar a classe política. E todos precisamos resistir. Eu tenho resistido o quanto posso”
18.abr.17, em café da Manhã no Palácio do Alvorada
DILMA ROUSSEFF
“O que nós iremos fazer é resistir, resistir e resistir”.
5.mai.16, em entrevista para a “BBC”
*
JUSTIÇA SEJA FEITA
MICHEL TEMER
“Mas eu quero agradecer a eles [deputados governistas], porque eles, nas orações que fizeram, revelaram a indignação com a injustiça. Não só injustiça com o fato em si, mas injustiça com que se faz com o Brasil”
11.jul.17, em discurso durante lançamento do Programa Nacional de Regularização Fundiária
DILMA ROUSSEFF
“Eu sou a prova da injustiça. Eles estão condenando, nesse impeachment, uma pessoa inocente”
6.mai.2016, em discurso em visita a Estação de Bombeamento em Cabrobó
*
COMIGO, NÃO
MICHEL TEMER
“Os senhores sabem que eu fui denunciado por corrupção passiva. Notem, vou repetir a expressão, corrupção passiva a essa altura da vida, sem jamais ter recebido valores. Nunca vi o dinheiro e não participei de acertos para cometer ilícitos”
27.jun.17, em declaração à imprensa
DILMA ROUSSEFF
“Não cometi crime de responsabilidade. Não há razão para um processo de impeachment. Não tenho contas no exterior. Nunca recebi propinas, jamais compactuei com a corrupção”
12.mai.16, em pronunciamento à imprensa
*
FICÇÃO E REALIDADE
MICHEL TEMER
“Eu digo, meus amigos, minhas amigas, sem medo de errar, que a denúncia é uma ficção”
27.jun.17, em declaração à imprensa
DILMA ROUSSEFF
“A denúncia contra mim em análise no Congresso Nacional não passa de uma fraude, a maior jurídica e política da história de nosso país”
16.abr.16, em discurso nas redes sociais
*
VITAMINADO
MICHEL TEMER
“A minha disposição não diminuirá com ataques irresponsáveis à instituição Presidência da República, não quero ataques a ela, e muito menos ao homem Michel Temer”
27.jun.17, em declaração à Imprensa
DILMA ROUSSEFF
“Eu tenho a disposição de resistir. Resistirei até o último dia”
10.mai.16, na cerimônia de abertura da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
*
FORÇAS OCULTAS
MICHEL TEMER
“Querem parar o país, parar o Congresso Nacional num ato político com denúncias frágeis e precárias”.
27.jun.17, em declaração à imprensa
*
DILMA ROUSSEFF
“Querem revogar direitos e cortar programas sociais como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida. Ameaçam até a educação pública”
16.abr.16, em discurso nas redes sociais
*
GAFES
MICHEL TEMER
UMA VEZ COMUNISTA, SEMPRE COMUNISTA
“O deputado federal Darcísio Perondi (PMDB-RS) esteve lá e verificou o interesse de empresários soviéticos [a União Soviética acabou em 1991] e noruegueses pelo que está acontecendo no país”
26.jun.17 em discurso na Sanção da Lei que Regulamenta a Diferenciação de Preço
TROCANDO AS BOLAS
“Hoje, uma reunião com vossa excelência e mais adiante com o parlamento brasileiro e um pouco mais adiante com sua majestade, o rei da Suécia”
23.jun.17, em discurso em visita oficial à Noruega
DILMA ROUSSEFF
IVONE OU IVETE
“Nós estamos aqui construindo as condições para que o Rio de Janeiro seja essa cidade fantástica para se viver, porque tem uma alegria que está na representação da dona Ivete Lara… Ivone Lara, desculpa dona Ivone
1º.mar.15, em discurso na Entrega das Medalhas 1º de Março
RORA… O QUÊ?
“De fato, Roraima é a capital mais distante de Brasília, mas eu garanto para vocês que essa distância, para nós, só existe no mapa. E aí eu me considero hoje uma roraimada, no que prova que eu estou bem perto de vocês”
7.ago.2015, em discurso na entrega de moradias do Minha Casa, Minha Vida em Boa Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário