sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Condenação de Lula deixa em alerta investigados na Lava Jato


A condenação de Lula despertou entre políticos investigados na Lava Jato aquele sentimento de “posso ser ele amanhã”, uma vez que são quase cem políticos que respondem a inquéritos no STF. “Se Lula, que tem liderança, apoio popular e já foi presidente foi condenado e com pena ampliada, imagine outros que estão na fila nos tribunais superiores”, avaliou um experiente parlamentar, segundo o blog de Cristiana Lôbo, do G1.
É por esta razão, de acordo com a publicação, que um silêncio se impôs depois do resultado proclamado no TRF-4 e poucos comentam a decisão. Nos bastidores, no entanto, movimentos são previsíveis e um deles pode entrar na agenda do STF este ano: a revisão do dispositivo que permite a prisão do condenado em segunda instância – caso de Lula.
Outro aspecto importante da condenação de Lula é a articulação dos partidos para as eleições deste ano. Muitos partidos cogitavam repetir aliança com o PT. Lula até chegou a dizer que iria “perdoar golpistas” – ou seja, poderia se reaproximar de partidos que apoiaram o impeachment de Dilma Roussef. Agora, esse movimento não existe mais.
Ainda que a estratégia do PT seja, até aqui, insistir na candidatura do ex-presidente, a condenação em segunda instância enquadra Lula na Lei da Ficha Limpa e põe em risco sua candidatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário